quarta-feira, 10 de junho de 2009

Como, Onde e Quando usar Chapéu...

O chapéu (vocábulo que deriva do francês antigo chapel, atual chapeau) é um item do vestuário, com inúmeros variantes, que tem a função principal de proteger ou enfeitar a cabeça, servindo ainda para indicar hierarquia, função, condição social ou até mesmo o local de origem.
O chapéu pode insinuar seu estado de espírito no momento em que está usando-o. Ele pode ser tanto irreverente quanto formal ou sofisticado.

Antes de usar um chapéu avalie principalmente o tamanho do seu rosto e sua estatura. Isso é indispensável.


Algumas dicas:

  • Pessoas de estatura grande, ou "porte razoável", como diz um amigo meu, não devem usar chapéus de aba muito pequena, boinas ou gorros muito apertados.
  • Rostos pequenos podem "desaparecer" quando o chapéu é muito grande. Na dúvida, o bom senso e o espelho são a melhor forma para a escolha do chapéu ideal.
  • Os chapéus funcionam melhor como ponto de contraste nas cores ou texturas com o que se veste.
  • Para uma ocasião mais requintada, prove sempre a roupa com o chapéu para se ter uma visão global.
  • Contraste também com o formato de rosto: formas arredondadas suavizam traços angulosos e os modelos geométricos favorecem o rosto redondo.
  • Atualmente, "o menos é mais", simplicidade é o tom.
  • A melhor cor vai depender de cada pessoa. Para quem não quer o chapéu como destaque, a cor próxima do tom do cabelo, chama menos atenção e combina com todas as roupas.
  • Chapéus com abas ficam melhor em cabelos curtos, médios ou presos. Modelagens sem aba como as boinas e bonés podem ser usados com cabelos longos e soltos.

Quando usar Chapéu

Como todo acessório, o chapéu deve compor o visual.

Os chapéus têm uma função definida: proteger do sol, da chuva, do vento e do frio. Eles não são feitos para lugares fechados. Prepare-se, pois, quando você entrar numa festa, vai ter que carregar ou deixá-lo de lado, como se faz com a bolsa.

Em teatros, cinemas, etc... nem pensar. Não por conta de etiqueta, mas de respeito. Imagine o quanto você pode atrapalhar o "coitado" que sentou atrás de você.

O chapéu não serve só em terras frias, basta escolher o material adequado. Há modelos de gabardine e náilon (ótimos para a garoa), de feltro (para os dias úmidos) e misturas de fios de seda e poliéster, que não esquentam a cabeça, mas caem bem em um inverno ensolarado.

No verão, use e abuse dos chapéus, especialmente em ambientes ensolarados. O sol atualmente não está fraco não, assim além de um visual chiquérrimo ou até "descolado" você vai proteger sua pele dos prejudicias raios solares.

Existem no mercado chapéus com proteção UVA/UVB, vale a pena conferir...

Onde comprar

Existe uma infinidade de lojas de chapéus. Desde grande magazines, até lojas de fábrica (a loja da Pralana em Limeira/SP é minha favorita).

Quem adora uma compra pela net, como eu, tem também várias opções. No site da loja San Doná você pode adquirir seu modelito e receber pelo correio.

Como saber o tamanho do seu chapéu?

Tamanho = Circunferência da cabeça.
Passe uma fita métrica no meio da testa, seguindo em cima da orelha, até completar a volta inteira acrescente um centímetro. O Tamanho pode variar entre 54cm até 62cm.

Tamanhos:

Tamanho P = 54 e 55 cm
Tamanho M = 56 e 57 cm
Tamanho G = 58 e 59 cm
Tamanho GG = 60 e 61 cm
Medidas Especiais: 52, 53, 62, 63 64 até 65 cm

Nenhum comentário:

Postar um comentário